domingo, abril 10, 2011

Revolução inglesa - 1640-1688

Para entender todo o contexto da Revolução Inglesa, é preciso saber que ela iniciou pela Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa em 1688. Ambas fazem parte de um mesmo processo. A partir do resultado destas duas revoluções, abriu-se o espaço para o surgimento e consolidação da revolução industrial.

Como monarcas importantes deste período, Henrique VII e Elizabeth I unificaram o país, afastaram a igreja da administração pública e passaram a disputar domínios ultramarinos com os espanhóis. Após fazer reformas a gosto da burguesia, a própria monarquia transformou-se num incomodo e desnecessário. Virou um obstáculo ao avanço capitalista na Inglaterra.

Henrique VIII
Elizabeth I
           


















Somente a grande burguesia, alidada da monarquia, conseguia ter altos lucros com as exportações, e a pequena burguesia acabava sendo sempre prejudicada, não tendo o mesmo poder de compra. As corporações de oficio também inviabilizavam o aumento da produção industrial.  A questão agrária era outro problema:
  • Expansão do consumo,
  • Elevação dos preços dos produtos,
  • Valorização do preço da terra.

A cobiça fez com que grandes proprietários expulsassem das terras os camponeses, cercando as terras e transformado-as em particulares. No plano político havia um conflito entre o rei e o parlamento. O puritanismo foi a luta entre a burguesia contra a realeza pela disputa política no país.
Com a chegada do rei Jaime I, rei da Escócia e da dinastia dos Stuart, a política no país radicalizou. Houve perseguições, o rei foi absoluto. Muitos dos perseguidos vieram para a América.

Seu filho, Carlos I, deu prosseguimento na política na Inglaterra. O parlamento se levantou contra ele e iniciou a revolução de 1640. O parlamento somente foi reconquistar seu poder enquanto instituição, em 1660, quando conseguiam limitar o poder do rei.

Carlos I

John Locke era um dos pensadores mais lidos. Escreveu Dois tratados sobre o governo civil. Esse tratado seria um contrato social que regularia a vida em sociedade.

A contribuição das revoluções burguesas
Indiscutivelmente contribuíram para as idéias de liberdade nas colônias. As colônias acabaram ficando em segundo plano durante o período de disputas revolucionárias na Inglaterra. O parlamento inglês tinha que resolver seus problemas internos. Enquanto isso as Treze Colônias puderam gozar de relativa autonomia. O norte desenvolveu um sistema manufatureiro eficiente: o comércio triangular.
  • Pegavam melaço e cereais nas Antilhas;
  • Levavam para a África na forma de rum;
  • Traziam da África escravos que eram negociados nas Antilhas.
Comércio Triangular


Guerra dos Sete anos
Porém com o fim dos conflitos na Inglaterra, o parlamento inglês retornou seus olhos para a colônia. A França, eterna inimiga, também disputava territórios com ingleses na América. Os ingleses tentaram isolar a frança através do enfrentamento bélico chamado de guerra dos sete anos.

Foi um confronto mundial entre 1756 e 1763, entre a França, Áustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha) de um lado e a Inglaterra, Portugal, a Prússia e Hannover, de outro. Vários fatores desencadearam a guerra:
  • A preocupação das potências européias com o crescente prestígio e o poderio de Frederico II, o Grande, Rei da Prússia;
  • As disputas entre a Áustria e a Prússia pela posse da Silésia, província oriental alemã;
  • E a disputa entre a Grã-Bretanha e a França pelo controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte.

Ao fim da guerra a Inglaterra saiu vitoriosa e ao mesmo tempo endividada financeiramente. A alternativa foi aumentar os impostos nas colônias, uma antiga reivindicação da burguesia metropolitana, que visa nos comerciantes colonos concorrentes em potencial. Em 1764 foi instituída a Lei do açúcar (sugar act). Em 1765 foi criado a Lei do selo (stamp act).  O sentimento de revolta cresceu na colônia. Um dos princípios que circulava na região era: “sem representação não há tributação”.
Treze Colônias

Em 1767 foi lançado um pacote de impostos: a townshend (chá, vidro, tintas, corantes e chumbo). Os ânimos se acirraram, o parlamento reagiu com violência e os colonos contra-atacaram. Em 12 de setembro de 1774 colonos de doze colônias se reuniram na Filadélfia para discutir a situação. Embora eles não conseguiram concluir o congresso e apontar as alternativas a seguir, já estava solidificada a intenção pela independência. No ano seguinte as treze colônias se reuniram e escreveram a carta em que informavam a Inglaterra de sua emancipação colonial.

A Inglaterra não aceitou a independência e enviaram mais soldados para sufocar o movimento colonial. Os colonos americanos por sua vez formaram um exército, comandado por George Washington. Como não tinham homens e dinheiro suficiente, pediram apoio com a França, que visa no conflito uma forma de enfraquecer os ingleses.

Embora tenha sido uma guerra de muitas baixas, os colonos lutaram contra uma grande potencia militar. O apoio francês foi determinante para a vitória das Treze Colônias.

Em dois de julho de 1776 o congresso decidiu pela independência e elaborou a sua Declaração de Independência. Participaram:
  • Benjamin Franklin
  • John Adams
  • Thomas Jefferson
No dia quatro de julho de 1776 foi organizada a carta magna que unificava as colônias entre si num país só, mas com autonomia entre elas.
Banderia das Treze Colônias com as 13 listras identificando cada colônia



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado, ajudou muito na hora do meu trabalho, continue postando assim. Gostei muito da legenda na bandeira da Treze Colonias.