domingo, abril 10, 2011

Colonização da América da Norte


Nativo americano antes da chegada dos europeus
O território que atualmente constitui os Estados Unidos foram habitado por dezenas de tribos nativos americanas anteriormente à chegada dos primeiros exploradores europeus na região. Durante o século XVI e o século XVII, estes territórios passaram a ser colonizados pelos ingleses e franceses. Durante o reinado de Elizabeth I os ingleses encontraram terra no norte da América.

Devido a intolerância religiosa na Inglaterra, os cercamentos de terra e guerra civil, muitos cidadãos procuraram a América para viver. Um lugar para recomeçar a vida e evitar os velhos problemas da Europa como fome, guerras e perseguições. Os britânicos colonizaram a região da costa atlântica, onde eventualmente foram fundando as colônias num total de treze.

Estas colônias inicialmente eram muito diferentes e afastadas politicamente e culturalmente entre si. A primeira colônias a ser fundada pelos ingleses foi a Virginia [1607] em homenagem a Elizabeth I “a rainha virgem”. Muitos puritanos, que defendiam uma igreja mais pura do que se praticava na Inglaterra, sem a interferência do monarca, vieram para a América.

Empresas colonizadoras se especializaram em colonização, e vendiam terras a estes novos moradores. Os primeiros colonos chegaram aonde hoje é Massachusetts. Foram 102 pessoas a bordo do navio Mayflower. 

Mayflower
Interior do navio com os imigrantes traçando a rota.

O ponto de partido da colonização foi o norte, o que incentivou muitos outros europeus [franceses, alemães, irlandeses] a também se aventurarem.
Trajeto do Mayflower

A dificuldade e o inverno rigoroso fizeram com que muitos deles acabassem morrendo. No ano de 1621 os sobreviventes realizaram a festa de ação de graças, onde agradeciam suas conquistas em meio as tantas dificuldades. A data é festejada até hoje. 
Mayflower estacionada na baía
As colônias do norte e centro
O ponto inicial da colonização do norte foi Plymouth.  Ao longo do rio Connecticut (1633) fundaram New Haven (1640). As novas colônias Rhode Island [1636], New Hamphsire [1638] vieram em seguida. As colônias mais ao norte ficaram conhecidas como Nova Inglaterra. O clima do norte era muito parecido com a da Inglaterra, o que fez com que a metrópole não desse atenção a eles, pois a região não oferecia muita coisa diferente do que se encontrava na Inglaterra.

Essas colônias de povoamento eram pequenas propriedades, onde os colonos desenvolviam atividades de subsistência. A mão-de-obra era familiar, com alguns empregados assalariados. Não utilizaram em grande escala mão-de-obra escrava. Outras atividades eram oficinas manufatureiras.

Colônias do sul
Entretanto no sul o calor favorecia a plantação de diversos produtos vantajosos. No sul localizavam Virginia [1607], Maryland [1632], Carolina do Norte e Carolina do Sul [1663] e Geórgia [1733]. São as colônias do sul que irão abastecer os mercados europeus com algodão, tabaco e arroz. Será também a região que vai acumular mais escravos africanos.

As colônias do sul eram de exploração de grandes latifúndios que se dedicavam a produção em larga escala. A produção era quase que toda exportada para a Europa.

Foi no sul que começou o comércio triangular.
Tanto sul quanto norte viviam em uma sociedade agrária e patriarcal. Mesmo com um bom desenvolvimento no norte, as famílias viviam no meio rural e o homem era o organizador da família. As mulheres deviam obediência e respeito as seus pais e maridos. Como a maioria era protestante, não esbanjavam dinheiro, trabalhavam arduamente.

Comércio Triangular da América

Os peregrinos

O primeiro e menor dos dois grupos religiosos, os peregrinos, originou-se de uma pequena congregação protestante em Scrooby Manor, Inglaterra. Estes emigrantes também sofreram perseguição religiosa, motivada pelo fato de o governo neerlandês ter-se aliado recentemente com o Rei inglês James I de Inglaterra. Os imigrantes desembarcaram no que é atualmente Massachusetts, e no litoral oeste do Cabo Rod.
Peregrinos indo para a missa. Figura inigmática: para onde todos olham? Porque das armas?

Os puritanos
Um segundo grupos de colonos estabeleceu a Colônia da Baía de Massachusetts em 1629. Este grupo foi os puritanos, que buscavam reformar a Igreja Anglicana através da criação de uma nova e pura igreja no Novo Mundo. Esta expedição consistiu em 400 puritanos, convocados pela Companhia da Baía de Massachusetts.
Clássica imagem de uma puritana

No Novo Mundo, os puritanos criaram uma sociedade profundamente religiosa, mas politicamente inovadora, que perdura ainda hoje nos Estados Unidos. Socialmente os puritanos conservadores. Ninguém podia viver sozinho por medo que suas tentações levassem a uma corrupção moral a toda a sociedade puritana. A força da sociedade puritana refletia-se em suas instituições - mais especificamente, suas igrejas, sedes de município e força militante.

Possessões nas Trezes Colônias

Nenhum comentário: