terça-feira, outubro 28, 2008

FILMOGRAFIA RENASCENTISTA

Agonia e êxtase – Direção de Carol Reed. O filme reconstitui uma fase da vida e da obra do escultor e pintor italiano do Renascimento, Miguel Ângelo Buonarroti (1447-1564).

O homem que não vendeu sua alma – Direção de Fred Zinnemann. O filme trata do episódio em que Thomas More nega-se a dar apoio ao divórcio do Rei Henrique VIII, sendo acusado de traição, é condenado e decapitado.

1492: A conquista do paraíso – Direção de Ridley Scott. O filme trata da aventura do descobrimento empreendida por Cristóvão Colombo, a partir da biografia do navegador genovês escrita por seu filho Fernando.

Ana dos mil dias – Direção de Charles Jarrott. O filme conta os mil dias do reinado de Ana Bolena ao lado de Henrique VIII.

Elizabeth – Direção de Shekhar Kapur. O filme aborda o exercício do poder real durante o longo reinado de Elizabeth I (1558-1603), a “Rainha Virgem”.
Giordano Bruno – Direção de Giuliano Montaldo. O filme relata a vida de Giordano Bruno, humanista, filósofo e cientista italiano que pregava a liberdade religiosa e de pensamento e por isso foi condenado pelo Tribunal do Santo Ofício.
El Greco – Dirigido por Luciano Salce, biografia do pintor que foi o expoente máximo do Renascimento espanhol.



Eu, Leonardo – Trata da vida de Leonardo da Vinci e reproduz o clima da época do Renascimento.

Hamlet – Dirigido por Laurence Olivier, filmagem da peça de Shakespeare sobre o príncipe da Dinamarca, que se finge de louco para vingar a morte de seu pai.

O homem de la Mancha – Dirigido por Arthur Hiller e baseado no livro Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e trata a história do escritor espanhol Miguel de Cervantes que, preso pela Inquisição, encena com os companheiros de cela a história de seu personagem Don Quixote de La Mancha.

O incrível exército de Brancaleone – dirigido por Mario Monicelli; através da viagem do cavaleiro Brancaleone, o filme dá um amplo painel dos principais acontecimentos da Alta Idade Média: Invasão bárbara, Império Bizantino, camadas sociais, o papel da Igreja, etc.

La Fornarina – Dirigido por Enrico Guazzoni, história do pintor Rafael Sanzio de Urbino e a descoberta da Fornarina, a jovem filha de um padeiro e modelo do mestre da Renascença.

A megera domada – Dirigido por Franco Zeffirelli, baseado na peça homônima de Shakespeare: comédia que retrata os costumes renascentistas da burguesia italiana, através do tumultuado romance de Catarina e Petruchio.

O nome da rosa – Dirigido por Jean-Jacques Annaud e inspirado na obra homônima de Umberto Eco, o filme mostra as diversas posições e correntes de pensamento dentro da Igreja medieval, às vésperas do Renascimento (século XIV), através da investigação de uma sucessão de crimes em um mosteiro beneditino na Itália.

Othello – Dirigido por Kenneth Branagh; filmagem da clássica história de Shakespeare, mantendo os diálogos originais.

Romeu e Julieta – Dirigido por Franco Zeffirelli, baseado na obra de Shakespeare, mostra o trágico romance entre dois jovens de famílias rivais, em Verona, na Itália, nos inícios do Renascimento.

Galileo – Dirigido por Liliana Cavani; relata o processo movido pelo Tribunal da Inquisição contra o físico Galileu Galilei.

Nenhum comentário: